"Não duvidaremos em abrir um processo, a partir de 17 de agosto, caso o condado de Maricopa prossiga com sua posição de não colaborar com a investigação do Departamento de Justiça", assinala uma carta enviada a Arpaio em 3 de agosto passado.
Joe Arpaio, de 78 anos, xerife de Maricopa desde 1992, é acusado de apoiar a discriminação contra imigrantes hispânicos ilegais.
O Departamento de Justiça abriu uma investigação, em março passado, sobre a discriminação no Arizona, mas não obteve a cooperação necessária do xerife.
Arpaio é criticado por seus métodos, que incluem grandes operações policiais contra imigrantes sem documentos em ruas, fábricas e até na saída de supermercados.
Joe Arpaio |
Os advogados do xerife solicitaram uma nova reunião com os agentes federais na próxima semana, revelou o porta-voz do Departamento de Justiça, Xochitl Hinojosa.
O Departamento de Justiça exige que Arpaio entregue documentos e permita uma ampla investigação em seu condado.
Arizona é palco de uma áspera disputa entre partidários da linha-dura contra a imigração ilegal e os defensores dos imigrantes. O governo estadual aprovou uma lei que exige da polícia o combate à imigração ilegal, mas a justiça suspendeu parte desta legislação em julho passado.
Copyright © 2010 AFP.
Nenhum comentário:
Postar um comentário