terça-feira, 17 de agosto de 2010

Encontro celebrado com festa


O Palácio de Iemanjá, casa de Pai Edu, abrigou pela segunda vez um dos movimentos de maior vertente para a religião africana. Ontem, o espaço cedeu lugar ao II Encontro de Homens de Axé: Segredos e Saberes - Sarava à Jurema Sagrada. Pai Edu, considerado como um dos maiores ícones da Jurema em Pernambuco, foi o anfitrião e o homenageado da festa. Em um discurso emocionado, ele mostrou a importância da luta pelo reconhecimento das religiões africanas.
“Todo mundo já maltratou muito a Jurema. Eu quero pedir que vocês levantem e continuem valorizando sempre a Jurema”, disse. Pai Edu foi sacerdote e mestre espiritual de vários artistas famosos a exemplo de Clara Nunes e Ângela Maria. Hoje, ele é exemplo para os seguidores da religião.
De acordo com o secretário do Comitê Estadual de Promoção e Igualdade Racial (Cepir), Jorge Arruda, a comemoração é um sinal de vitória para a valorização da religião. “A cultura tem que ter esse lugar no Brasil. A religião já sofreu muita perseguição e hoje esse é um trabalho de prevenção a violência e a intolerância religiosa”, afirmou.

http://www.folhape.com.br/index.php/caderno-geral/585360?task=view

http://cepir-pe.blogspot.com/2010/08/folha-de-pernambuco.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário