sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Denúncia de agressão a crianças brasileiras gera polêmica sobre xenofobia

A polêmica sobre discriminação de estrangeiros nas instituições de ensino da Espanha volta a tona com denúncia de agressão a duas crianças brasileiras em um escola de Madri (Espanha). De acordo com informações do site da BBC Brasil, empresária paulista que há quatro meses mora na Espanha afirmou que seus dois filhos, de 12 e 9 anos, foram alvo de agressões físicas e xingamentos racistas por parte de alunos do colégio por serem estrangeiros.
O caso foi destaque na imprensa espanhola e fez com que o governo da Espanha reconhecesse que estudantes imigrantes são alvo de xenofobia nas escolas do país. A empresária paulista chegou a prestar queixa na polícia, mostrando que a filha sofreu inclusive agressão física durante o recreio, mas nada foi feito. O consulado brasileiro em Madri enviou carta à escola relatando a reclamação da mãe, mas a instituição de ensino não tomou providências.
A denúncia da empresária trouxe de volta ao país a preocupação com casos de xenofobia nas escolas espanholas. Um relatório de especialistas em educação e sociologia confirmou recentemente a situação dos estudantes imigrantes. De acordo com relatório realizado pelo Ministério de Educação no segundo semestre de 2008, há grandes índices de rejeição dos estudantes espanhóis em relação a alunos estrangeiros. Baseado numa pesquisa feita com 23.100 estudantes e seis mil professores do Ensino Fundamental de 300 colégios, a conclusão é de que os alunos espanhóis são pouco tolerantes para com os imigrantes. Quase a metade dos consultados, 46%, diz que prefere não fazer trabalhos escolares com companheiros latino-americanos.

Fonte:  O Diário

Nenhum comentário:

Postar um comentário